Sobre o tamanho dos pés.

Como devo provar um calçado?

"O seu pé não tem apenas um único tamanho, mas vários. Quando você está sentado, o tamanho do seu pé é menor do que quando você está de pé; caminhando ou correndo; pela manhã ou no final do dia; em temperaturas baixas ou em climas quente e úmido; o pé varia de tamanho e forma. O mesmo acontece quando você caminha com calçados com e sem salto". (Fonte: Poron Insider -EUA) Por isso, quando você for provar qualquer tipo de calçado, fique sempre de pé e dê uma caminhada pela loja. Também é interessante provar os calçados no final do dia ( ou então prová­los novamente em casa à noite) quando seus pés estão no tamanho máximo.

Como sei se minha Vento está no tamanho ideal?

Para saber se o tamanho de sua Vento está bom, coloque a bota e amarre. Ai, fique em pé, ande e veja se seus pés estão firmes, seguros e, principalmente, confortáveis.

Faça então o movimento de flexão do pé (dobre o pé como se fosse dar um passo). O dedão não pode encostar no bico da bota. O ideal é que sobre um pequeno espaço, de 3mm a 5mm, entre os dedos e a biqueira. Durante uma longa caminhada seu pé "incha" devido ao aumento da circulação e esse espaço é importante para que o calçado não lhe machuque. Lembre-se também de usar uma meia adequada.

Devo comprar um numero maior que eu calço? Normalmente, não. A Vento padronizou a sua numeração com a real escala brasileira. Desenvolve as formas já com os aumentos necessários para acomodar bem seus pés mesmo depois de longas marchas e atividade. Mas o ideal mesmo é você provar, andar e sentir. 

Posso comprar um numero apertado? NÃO, o ideal é seguir as recomendações anteriores.

As botas laceiam? Na largura sim, um pouco. No comprimento não! Como sua Vento possui uma biqueira e um contra-forte muito resistentes a bota não deforma nesse sentido. Então JAMAIS compre uma bota que tenha ficado apertada no comprimento.

Minhas botas ficaram apertadas, que devo fazer? Tem algum macete para lacea-las? Se suas botas estão apertadas só existe uma coisa que você pode e deve fazer, TROCÁ-LAS! As botas possuem uma estrutura muito resistente e a deformação é lenta e muito pequena, então não perca tempo tentando "laceá-las". Também dispense os "macetes milagrosos" que te ensinarem. Isso normalmente não resolve e depois você não conseguirá trocar o produto, pois ele vai estar com cara de usado.

Minha bota esta apertada, retirar a palmilha interna resolve? Retirar as palmilhas internas pode ate ajudar um pouco, mas isso só deve ser feito em casos extremos, tipo "você só percebeu que a bota estava apertada e machucando quando estava no meio da trilha". As palmilhas têm papel fundamental para o conforto e a distribuição da pressão plantar, removê-las tornará sua Vento mais "dura". O que pode ser feito é trocar a palmilha interna original, que é bem alta, por outra um pouco mais fina, tipo as de tênis. Já vimos casos em que a bota justa ficou pegando no calcanhar do usuário e com a troca de palmilhas o problema foi resolvido.

Como medir meus pés?

Recomendamos comprar o tamanho exato correspondente ao número de seu pé, para isso, utilize as intruções abaixo:
Coloque uma folha Sulfite no chão bem encostada na parede. Fique descalço e de costas para a parede. Pise na folha com o calcanhar encostado na parede e peça para alguém riscar aonde acaba seu dedo maior. Quem for riscar deve olhar de cima do pé, a 90º em relação ao chão, para que o risco fique realmente no comprimento do seu pé. Aí, pegue uma régua e meça quantos centímetros tem até o risco e divida o resultado por 0,666. Por exemplo, o compri­mento do pé deu 27 ,4cm. Divida 27,4 por 0,666. O resultado dá 41,14. Então o tamanho real do pé é 41. Se der depois da vírgula até ,30 então arredonde para baixo, depois disso arre­donde para cima.